terça-feira, 10 de maio de 2011

O Jovem e o Budismo

Olá pessoal, na nossa visita à sede da Associação BSGI (Brasil Soka Gakkai) conhecemos o Felipe Fujii, o  Anderson Yoshikawa, a Kelly Haraguchi e a Roberta Guimarães, gostaríamos já de agradecer a atenção dos quatro no dia da nossa entrevista.
Durante a entrevista, vimos o quanto os jovens e adolescentes são valorizados, não só pela associação, mas também pelo próprio budismo, representando os herdeiros que irão propagar os ensinamentos de Nitiren Daishonin.

Um dos princípios ensinados aos jovens são os 3 fundamentos básicos para se formar um bom caráter, que são: Cuidar da saúde, dedicar aos estudos e zelar pelos pais. Além disso à o incentivo dos seus mestres para que eles cultivem grandes sonhos em seus corações.

Agora, trazendo para uma realidade social, onde os jovens estão cada vez mais perdidos em seus caminhos e fadados a se entregarem a drogas e prazeres momentâneos que irão destruí-los no futuro (basta assistir ao noticiário), será que esse princípios não deveriam, realmente serem ensinados a todos os jovens?

Não se trata de religião, até porque, não defendemos nenhuma, mas analisemos esses três fundamentos:

Cuidar da Saúde: O grande mal no meio dos jovens hoje começa justamente aí, quando esses se entregam as drogas e ao álcool. Temos visto tentativas frustradas das autoridades para tentarem recuperar esses jovens das ruas, do tráfico. Porém, esses já são jovens que a tempo estão envolvidos com isso, destruindo sua saúde a daqueles que estão ao seu redor (por meio do sofrimento). A grande ajuda viria se os jovens e adolescentes  fossem conscientizados a cuidar de sua saúde ANTES de se envolverem com tais vícios.

Dedicar aos Estudos: Ora, se o jovem já está entregue em vícios, claro que não haverá dedicação alguma em seus estudos. E mesmo que não sejam jovens com saúde debilitada, não há hoje um interesse real da maioria dos jovens e adolescentes para se dedicarem aos seus estudos. Ou eles estão sendo forçados por seus mentores a freqüentarem um local de ensino, ou estão buscando isso para um reconhecimento pessoal, e se esse reconhecimento não vem logo, a falsa dedicação logo dá lugar à frustração e ao desleixo.

Zelar Pelos Pais: Eis aí a base principal para que os jovens consigam praticar os dois pontos anteriores. Dizem que a educação vem de casa, e realmente ela vem. Por mais que essa seja uma frase gasta e repetitiva, aquilo que aprendemos em casa jamais é tirado de nós. Porém, nossos pais, assim como nós merecem ser bem tratados, para que continuem nos incentivando a sermos melhores, não para nós mesmos, mas para a sociedade como um todo. Se não há o zelo por aqueles que estão sustentando a nova geração, será formada uma geração sem base familiar, que não conhecem os limites de seus atos, não dão valor à sua saúde, não se dedicam para serem melhores e governarem o país e a nação de forma mais digna e responsável.

Novamente, não queremos defender nenhuma religião, porém esses ensinamentos podem ajudar os jovens de hoje a se tornarem pessoas melhores amanhã.

A seguir tem uma canção dos jovens da Divisão Estudantil da BSGI – Sucessores Ikeda 2030


Nenhum comentário:

Postar um comentário