| prédio da associação BSGI - Centro cultural Dr. Daisaku Ikeda - Localizado naRua Tamandaré, 1007. |
A Soka Gakkai Internacional foi fundada em 26 de janeiro de 1975 por Daisaku Ikeda, terceiro presidente da Soka Gakkai, que veio ao Brasil na época com o intuito de fundar a Soka Gakkai e propagar o budismo.
Daisaku Ikeda foi discípulo de Jossei Toda (segundo presidente da Soka Gakkai), que conseqüentemente foi discípulo de Tsunessaburo Makiguti, primeiro presidente e fundador da Soka Kyoiku Gakkai (1951). Makiguti (1871 – 1944) era professor supervisor de uma escola, após ser forçado a deixar o cargo Makiguti escreveu seu primeiro livro Jinsei Chirigaku (Geografia da Vida Humana).
Escritor de várias obras (entre elas Educação para uma Vida Criativa, baseada na sua filosofia educacional de Teoria do Valor) que se opunham aos tradicionalistas tanto no campo educacional quanto no da religião, Makiguti era considerado um intruso entre os acadêmicos.
Conheceu Jossei Toda em 1918 que também era professor e com quem compartilhou seus ideais e após 10 anos, em 1928, ambos se converteram ao Budismo de Nitiren Daishonin. Makiguti então encontrou nos ensinos de Daishonin a expressão de sua filosofia de valor.
Em 18 de novembro de 1930, juntamente com Toda, Makiguti fundou a Soka Kyoiku Gakkai (Sociedade Educacional de Criação de Valores).
Após sua morte, em 18 de novembro de 1944, que ocorreu numa prisão devido aos maus tratos e a desnutrição. Jossei Toda que também foi preso com ele devido aos seus ideais, mudou o nome da associação para Soka Gakkai (Sociedade de Criação de Valores), que quebrava o paradigma de uma associação voltada unicamente para a educação, e passasse a se engajar nos campos da cultura e tendo como objetivo básico a promoção da paz mundial.
Com a liderança de Daisaku Ikeda, a Soka Gakkai expandiu-se além das fronteiras do Japão e hoje está presente em 192 países com mais de 12 milhões de associados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário