A Associação BSGI (Brasil Soka Gakkai Internacional), não é apenas uma organização fechada a seus membros que seguem a filosofia budista. Um de seus projetos mais abrangentes e que tem alcançado resultados extremamente positivos é o projeto Makiguti em Ação.
O projeto visa melhorar a educação nas escolas públicas e privadas do Brasil implementando atividades culturais como contato com o meio ambiente, atividades que trabalham com o criativo das crianças e outras atividades lúdicas, dentro da grade horária dos alunos.
A implantação dessas atividades é baseada na teoria pedagógica de Makiguti, Teoria de Criação de Valores, contida no seu livro Educação para uma Vida Criativa. Essa teoria diz que a criança deve sentir-se feliz enquanto estuda e que o ensino não é somente uma transmissão de conhecimento, mas uma forma de transformar o caráter da criança e cultivar seu potencial criativo.
“Essa educação humanística é uma educação de criação de valores onde a meta principal é criar jovens e crianças com uma formação em que ela seja feliz enquanto estuda.” Elisa de Paula – Coordenadora do Makiguti em Ação, em entrevista ao programa Ação da rede Globo.
Além de projetos com crianças, o Makiguti em Ação investe no reconhecimento dos professores das escolas para que esses se sintam valorizados e dispostos a passar um conhecimento conciso e concreto aos alunos.
Análise Pessoal:
Independente de religião, é nítida a falta de valor que é dada tanto a professores quanto à estudantes hoje no país, projetos como o Makiguti em Ação, são somente uma micro ajuda que as associações conseguem oferecer ao ensino do país, visto que a quantidade de escolas hoje é exorbitante. Porém, já estão fazendo alguma coisa, e a cada projeto desse tipo que é implantado em escolas, onde o aluno é instigado a colocar seu lado criativo em evidencia, pode-se ter um pouco mais de esperança de que futuramente tenhamos jovens conscientes do seu papel na sociedade e que caso cheguem a níveis de poder sociais, como lideres, cumpram seu papel em meio à sociedade.
Com essa atitude, a BSGI, além de cultivar maiores esperanças dentro da nossa sociedade, formando jovens criativos e interessados, ainda tem a oportunidade de levar os ensinamentos do Budismo Nitiren as crianças e professores envolvidos em seu projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário